Jorge Silva (1957-2025)

Faleceu Jorge Silva (1957-2025), conhecido como Juca, ativista pelos direitos humanos e pelo movimento antirracista, e candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Sintra, nas eleições de 12 de outubro.

Fundador do Bloco em Sintra, Silva foi eleito à Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro entre 2005 e 2021 e exerceu funções de deputado na Assembleia Municipal de Sintra. Também integrou o Conselho Municipal de Segurança.

“O Bloco de Esquerda de Sintra curva-se perante a memória de um dos seus mais destacados ativistas”, declarou o partido, prestando homenagem e condolências à família e amigos.

Nascido em Luanda, iniciou cedo o ativismo estudantil e participou do Tchinganje, primeiro grupo de teatro pós-independência. Militante em Angola de movimentos dissidentes do MPLA, mudou-se para Portugal em 1977, onde trabalhou como litógrafo e mediador cultural, e fundou associações de apoio a migrantes, como Olho Vivo e Solidariedade Imigrante.

Jorge Silva manteve uma ligação estreita com Angola, denunciando violações de direitos humanos e restrições à liberdade de expressão, e representou em Portugal o Bloco Democrático de Angola.

Fotografia: BE Sintra