A Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra (ULS Amadora/Sintra) e a Fundação GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, assinaram um Memorando de Entendimento que prevê a criação de uma nova Unidade de Investigação Clínica no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.
“O acordo representa um passo importante na aproximação entre a investigação biomédica de ponta e a prática clínica, com o objetivo de transformar conhecimento científico em soluções concretas que melhorem os cuidados de saúde e beneficiem diretamente os doentes”, destaca a ULS Amadora Sintra.
A nova unidade contará com equipas especializadas em gestão de ensaios clínicos e com infraestruturas laboratoriais e tecnológicas dedicadas. O projeto permitirá ainda reforçar a formação e o acesso dos profissionais de saúde da ULS Amadora/Sintra a metodologias de investigação avançadas, desenvolvidas pela Fundação GIMM.

Segundo as entidades envolvidas, esta colaboração poderá atrair novos ensaios clínicos internacionais para Portugal e acelerar a introdução de terapias e tecnologias inovadoras no Serviço Nacional de Saúde, contribuindo para uma medicina mais eficiente, equitativa e baseada na evidência científica.









