O grupo de jovens “Generation Europe” está a promover sessões de sensibilização em escolas de Agualva e Mira Sintra com o objetivo de combater a discriminação e o preconceito. A iniciativa, integrada nas celebrações do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala esta sexta-feira, 24 de outubro, aposta em métodos dinâmicos e na partilha de experiências pessoais para envolver os estudantes.

As atividades decorrem atualmente na Escola Básica Dom Domingos Jardo, onde já participaram 108 alunos. As sessões vão prolongar-se até dezembro, prevendo-se a expansão a mais turmas e escolas do concelho.

O grupo, composto por dez jovens entre os 17 e os 22 anos, desenvolve desde 2023 a campanha “Quem Muito Julga não Ajuda! Discriminação não é ilusão!”. Com origens e percursos diversos, os participantes encontraram nestas ações educativas uma forma de alertar os seus pares para os riscos de uma sociedade discriminatória, abordando diferentes formas de exclusão e as suas consequências.

As sessões são dinamizadas em parceria com técnicas da Youth Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania, que aposta numa metodologia participativa baseada em histórias pessoais, práticas artísticas e dinâmicas de grupo. O objetivo é transformar temas complexos em experiências de aprendizagem envolventes e significativas.

O projeto integra o programa nacional do Dia Municipal para a Igualdade 2025, promovido pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e seus parceiros, sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”. Este ano, a iniciativa mobiliza 253 atividades em 86 concelhos, envolvendo mais de 218 mil pessoas em todo o país.

Desde 2017, a Youth Coop, uma IPSS com intervenção local e europeia, tem vindo a desenvolver projetos de cidadania ativa e competências sociais junto de jovens, reforçando o impacto destas ações na comunidade de Sintra