Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a levar a campanha “Sintra Vidro + Vidro” à Escola Secundária de Santa Maria, na Portela de Sintra, com o objetivo de sensibilizar os mais jovens para a importância da reciclagem do vidro e para a correta deposição deste material no ecoponto verde.

Depois das ações realizadas nas Festas de São Pedro, dirigidas à comunidade e aos comerciantes, que incluíram a cedência gratuita de contentores, a iniciativa chega agora ao público estudantil do Agrupamento Monte da Lua, abrangendo cerca de 1.400 alunos.

A campanha decorre através de três sessões de sensibilização, iniciadas em meados de outubro e com novas datas marcadas para 29 de outubro e 5 de novembro. Financiada pela Sociedade Ponto Verde, esta ação insere-se no projeto “Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro”, que procura inverter a tendência de redução da reciclagem do material – Sintra registou uma diminuição de 5% na recolha de vidro entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.

Durante as sessões, uma mascote em forma de garrafa e uma apresentação multimédia ajudam a explicar os benefícios ambientais e económicos da reciclagem. Segundo os SMAS de Sintra, 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 toneladas de areia, reduz o consumo energético em 40% e poupa 50% de água.

A campanha também esclarece os materiais que não devem ser colocados no ecoponto verde, como loiças, cerâmicas, cristais, espelhos, vidros planos, lâmpadas ou frascos de medicamentos, que devem ser encaminhados para os ecocentros móveis do concelho. A lista completa de localizações está disponível no site dos SMAS de Sintra.

Com o lema “Cada garrafa conta – feche o ciclo do vidro”, a iniciativa teve início em junho, durante as Festas de São Pedro de Sintra, com a ação “Reciclar com Tradição”. Numa segunda fase, reforçou a cooperação com os comerciantes das zonas da Portela de Sintra, Estefânia, Vila Velha e São Pedro, com a distribuição gratuita de contentores de 120 litros.

A campanha é financiada pela Sociedade Ponto Verde através do programa “Juntos a Reciclar++”, que atribuiu 18.852,21 euros à ação “Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro” e 16.697,46 euros à iniciativa “Reciclar com Tradição”.