Ana Carreto, diretora de Relações Externas da Mercadona para o Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores

A Mercadona continua a reforçar a sua presença no concelho de Sintra, onde já conta com três lojas, em Massamá, Mercês e Rio de Mouro e prepara agora a abertura de uma nova unidade na Abrunheira, prevista para 2026. A estratégia de expansão da cadeia de supermercados espanhola tem sido marcada por bons resultados, forte adesão dos consumidores e um impacto positivo na economia local.

Segundo Ana Carreto, diretora de Relações Externas da Mercadona para o Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores, “as três lojas localizadas no concelho de Sintra têm apresentado um desempenho muito positivo e fazem parte do plano de expansão que definimos para a região”. A responsável sublinha que “o caso de Rio de Mouro é um exemplo de sucesso, que nos permite consolidar a marca enquanto supermercado de confiança junto dos nossos ‘Chefes’, como designamos os clientes”.

A empresa aposta num modelo de loja eficiente, desenhado para reduzir o consumo energético em até 40% face às lojas convencionais. “A combinação de confiança e sustentabilidade tem contribuído para tornar as lojas da Mercadona uma alternativa viável, responsável e competitiva”, acrescenta Ana Carreto.

“Fomos muito bem recebidos pelos sintrenses, desde a primeira loja que abrimos em Massamá”


A chegada da Mercadona ao concelho de Sintra não esteve isenta de desafios, sobretudo ao nível logístico. Quando a empresa abriu a primeira loja em Massamá, em 2023, apenas dispunha de um bloco logístico na Póvoa de Varzim. No entanto, a situação mudou com a inauguração, em julho de 2024, do novo Bloco Logístico de Almeirim, o maior da Mercadona em Portugal. “Este bloco aproxima a nossa linha de distribuição das lojas do distrito, permitindo que os produtos cheguem ainda mais frescos e garantindo a qualidade do serviço que prestamos”, explica.

Desde a instalação da primeira loja no concelho, a resposta dos consumidores tem sido positiva. “Fomos muito bem recebidos pelos sintrenses, desde a primeira loja que abrimos em Massamá. Sentimos grande recetividade e curiosidade por parte dos nossos clientes, o que nos levou a trabalhar para melhorar continuamente o serviço e a proximidade”, refere a diretora.

Em Rio de Mouro, os produtos de marca própria da Mercadona têm sido os mais procurados, nomeadamente artigos de limpeza e a oferta de Pronto a Comer. “Também os frescos, [talho, peixaria, frutas e legumes], começaram a ser mais procurados, o que reflete a qualidade superior da nossa oferta e o esforço em garantir frescura através de parcerias com fornecedores especialistas”, destaca Ana Carreto.

“A criação de emprego com contratos estáveis é uma das nossas prioridades, porque queremos crescer com as comunidades onde estamos inseridos”


Além da vertente comercial, a Mercadona tem tido um impacto significativo na empregabilidade local. Só a loja de Rio de Mouro criou 90 postos de trabalho diretos, contribuindo para um total de cerca de 270 colaboradores nas três lojas do concelho de Sintra. “A criação de emprego com contratos estáveis é uma das nossas prioridades, porque queremos crescer com as comunidades onde estamos inseridos”, afirma.

A vertente social é outro pilar da atuação da empresa. As três lojas mantêm parcerias com instituições locais para a doação diária de excedentes alimentares. A loja de Massamá apoia o Centro Social da Sagrada Família, a da Tapada das Mercês colabora com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, e a de Rio de Mouro com a Delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa.

A sustentabilidade é também uma marca da presença da Mercadona em Sintra. A loja de Rio de Mouro, por exemplo, conta com 408 painéis solares que produzem energia renovável e permitem reduzir cerca de 20% do consumo elétrico anual.

“A densidade populacional e a excelente recetividade da comunidade local tornam o concelho uma aposta natural”


Com as obras já em curso, a nova loja da Abrunheira deverá abrir ao público durante o ano de 2026, em data ainda a anunciar. “Estamos a trabalhar para que tudo esteja pronto de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, eficiência e sustentabilidade que caracterizam as nossas infraestruturas”, revela Ana Carreto.

Questionada sobre a abertura de novas lojas no concelho, a diretora explica que, para já, “não há novas inaugurações previstas além da Abrunheira”. No entanto, admite que “a Mercadona está constantemente a avaliar novas oportunidades de expansão, cumprindo os mais elevados critérios de qualidade e priorizando a satisfação dos clientes”.

Para a empresa, Sintra continua a ser uma zona estratégica. “A densidade populacional e a excelente recetividade da comunidade local tornam o concelho uma aposta natural”, afirma. A responsável sublinha que esta expansão “está totalmente alinhada com a estratégia nacional da Mercadona, centrada na sustentabilidade, na eficiência e na confiança”.

“Sintra faz parte do compromisso que temos de estar cada vez mais próximos dos nossos ‘Chefes’ e continuar a crescer de forma sustentável em Portugal”, conclui Ana Carreto, diretora de Relações Externas da Mercadona para o Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores.