Paula Simões tomou posse esta segunda-feira, 3 de novembro, como presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, durante a cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos, que decorreu no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários.
Professora há mais de 30 anos e responsável pelo Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, na Tapada das Mercês, Paula Simões assume agora a liderança da freguesia no âmbito da coligação “Sempre com os Sintrenses” (PSD/IL/PAN), para o mandato 2025-2029.
“É um momento de compromisso, mas também de esperança”, afirmou a nova autarca no discurso de tomada de posse, sublinhando o “compromisso com todos os que aqui vivem, trabalham e sonham”, e também a “esperança num futuro mais coeso, verde e participativo”.
Recordando o seu percurso profissional ligado à freguesia, Paula Simões destacou que “há 30 anos, em resultado da minha atividade profissional, assumi Algueirão-Mem Martins como a minha freguesia de serviço público” e que “a vontade de fazer e de transformar” a levou ao exercício da política local.
(…) “A democracia local só se estabelece quando é exercida com responsabilidade, diálogo e urbanidade” — Paula Simões
Nesta sua primeira intervenção como presidente, deixou palavras de agradecimento à equipa que a acompanha “a base do nosso trabalho e a nossa maior exigência” e reconheceu o contributo de todos os que, ao longo dos anos, ajudaram a desenvolver a freguesia. Dirigiu ainda um agradecimento ao anterior executivo, liderado por Valter Januário (PS), “pelo esforço e empenho” demonstrados durante três mandatos consecutivos, destacando “a simplicidade e o espírito de colaboração” na transição de funções.
Entre as prioridades do novo mandato, Paula Simões apontou a limpeza urbana, a melhoria dos transportes públicos, a criação e manutenção de espaços verdes, o reforço da iluminação pública e uma maior articulação com as forças de segurança. A dinamização da economia local, o apoio ao comércio de proximidade e a valorização do talento e do empreendedorismo na freguesia serão também áreas de aposta.
A autarca destacou ainda que a “confiança entre eleitos e cidadãos” será o eixo central da sua gestão, defendendo “uma delegação de competências efetiva e um reforço financeiro justo e sustentável” para concretizar os investimentos necessários.
Definindo-se como “uma mulher de afetos”, Paula Simões concluiu a cerimónia com uma nota pessoal: “Acredito que a política, quando é feita com verdade, também se constrói com afetos”.
(Informação em atualização)









