O Chega vai integrar o executivo da Câmara Municipal de Sintra. Anabela Macedo será responsável pela área da Segurança, enquanto Ricardo Aragão Pinto assumirá o pelouro das Atividades Económicas, Fundos Comunitários e Mercados Municipais. A informação foi confirmada ao Jornal Público por Rita Matias, que acrescentou que o acordo escrito entre as partes ainda está a ser finalizado.

Antes do entendimento com o Chega, Marco Almeida, presidente da autarquia, reuniu-se com a socialista Ana Mendes Godinho, que admitiu ao jornal ter manifestado disponibilidade para “uma solução de diálogo”, desde que o PS fosse o único parceiro do executivo. No entanto, essa condição não foi aceite. O Chega, por sua vez, rejeitou qualquer hipótese de incluir o PS, argumentando que “não faria sentido admitir o partido responsável pelo estado de coisas no concelho de Sintra”.

De acordo com fonte próxima de Marco Almeida, citada pelo Público, o autarca considera que “a melhor forma de servir os sintrenses é através do trabalho e da competência, e não de discussões sobre cargos”. A posição está em sintonia com as declarações proferidas por Pedro Passos Coelho durante a campanha eleitoral.

A primeira reunião do novo executivo de Sintra está agendada para esta sexta-feira. Em cima da mesa estarão as exonerações e as nomeações de novos dirigentes das empresas municipais.