O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta quinta-feira chuva, chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada e granizo. Quinze distritos estão sob aviso laranja. Em Setúbal o aviso é vermelho
Pelas 11h00, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) fez o ponto de situação do mau tempo em Portugal. Há registo de dois mortos a registar, cinco pessoas deslocadas de duas habitações inundadas e 918 ocorrências, enquanto 13 mil clientes continuavam sem energia elétrica.
Dois idosos, de 88 anos, morreram na manhã desta quinta-feira dentro da própria casa, em Fernão Ferro, no Seixal. A habitação ficou inundada na sequência do mau tempo que se faz sentir no país. O local onde dormiam terá alagado e as vítimas ficaram encurraladas.
Em Setúbal, segundo o comandante dos sapadores bombeiros foram registadas 64 ocorrências, a maior parte das quais inundações, na zona de Azeitão.
Às 08h30, de acordo com a E-REDES, perto de 16 mil clientes permaneciam sem abastecimento de energia elétrica, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. A E-REDES enfatiza manter equipas “em vigilância permanente e mobilizadas no terreno”.
Na zona da Ajuda, em Lisboa, o mau tempo levou à queda de árvores durante a madrugada, situação que acabou por provocar prejuízos e por danificar carros que estavam estacionados na via pública.
Catorze barras marítimas estavam esta manhã encerradas à navegação por causa da agitação marítima, quadro que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir avisos meteorológicos para quatro distritos. segundo o site da Autoridade Marítima Portuguesa, as barras marítimas do Douro, Esposende, Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, portinho da Ericeira, Alvor, Vila Real de Santo António, Faro, Olhão, Quarteira, Tavira, Vilamoura estavam, pouco depois das 9h00, encerradas à navegação.
(em atualização)









