A autarquia de Sintra aderiu ao projeto “Raposa Chama”, iniciativa da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) que visa sensibilizar crianças e jovens, dos 5 aos 12 anos, para a prevenção de incêndios rurais e a importância da valorização da floresta.
Este ano, a autarquia firmou um protocolo com a AGIF, direcionando o projeto aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A implementação incluirá atividades pedagógicas e lúdicas, aproximando os mais novos da temática da proteção florestal de forma prática e envolvente.
O projeto utiliza personagens animadas, como a Raposa Chama e a Cigarra MacGarra, acompanhadas pela Banda da Floresta, para transmitir mensagens educativas através de música, jogos e atividades interativas. O objetivo é reforçar conceitos como o que é o fogo e o papel das árvores, tornando o aprendizado mais memorável.
Além de capacitar a comunidade escolar, a iniciativa procura promover boas práticas ambientais que as crianças possam levar para casa, influenciando famílias e a comunidade local.
Integrado no Programa Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Sintra 2025, o “Raposa Chama” reflete a aposta da Câmara na educação ambiental e na proteção da floresta, promovendo um futuro mais sustentável e consciente.









