O primeiro de 22 novos comboios encomendados à fabricante suíça Stadler chegou a Portugal, no âmbito do reforço do serviço regional da CP, anunciou o Ministério das Infraestruturas, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.
O responsável pela pasta destaca que a chegada desta unidade representa “um passo decisivo para a modernização e sustentabilidade da frota da CP e, consequentemente, para o aumento da oferta”. A entrada em serviço está prevista para o segundo semestre de 2026.
Recorde-se, a encomenda, realizada em 2020, contempla 12 automotoras bimodo (com tração elétrica e diesel) e 10 automotoras elétricas do modelo Flirt. O investimento, que conta com apoio do programa Sustentável 2030 e do Fundo Ambiental, totaliza 158 milhões de euros.

“O transporte público descarbonizado em Portugal dá hoje um passo importante. A CP ganha novas ferramentas para servir melhor os seus passageiros”, afirma, em comunicado, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
O Ministério sublinha que estes novos comboios serão essenciais para reforçar serviços regionais, cuja procura já registou um aumento superior a 100% com a introdução do Passe Ferroviário Verde. Esta primeira unidade insere-se num plano mais amplo, que prevê cerca de 200 novos comboios para a CP.
O objetivo é aumentar o número de passageiros transportados, estimando-se que a empresa atinja, ainda este ano, a fasquia dos 200 milhões de passageiros.









