A urgência do Hospital Fernando Fonseca (Amadora/Sintra) adotou esta quinta-feira, 26 de dezembro, um projeto-piloto com o qual prevê reduzir os tempos de espera através de um novo circuito de assistência aos doentes e o preenchimento de um questionário.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra anunciou hoje que se trata de um projeto inovador que introduz um novo circuito para doentes triados com pulseiras azul, verde e amarela, denominado “Via Integrada de Atendimento”.
A iniciativa assenta na utilização de “algoritmos clínicos baseados em evidência científica”, permitindo acelerar o diagnóstico e o tratamento inicial destes doentes e contribuindo para a melhoria da experiência dos utentes, dos indicadores de qualidade e do funcionamento do Serviço de Urgência Geral, segundo a ULS.
“Após a Triagem de Manchester, os utentes elegíveis recebem adicionalmente uma pulseira dourada” e são “convidados a responder a um questionário” no telemóvel ou num quiosque disponível no serviço, com um tempo médio de preenchimento de 10 a 15 minutos.
De acordo com a mesma fonte, a informação recolhida é “automaticamente analisada pelo sistema”, originando uma “nota clínica estruturada” e uma proposta de plano de tratamento para validação médica.
“Sempre que necessário, os doentes são encaminhados diretamente para exames complementares de diagnóstico ou terapêutica, antes da primeira observação médica”, especificou a unidade, que afirma ser a primeira ULS do país a implementar o modelo de Via Integrada de Atendimento de forma “totalmente integrada com o software da urgência e acessível a todos os médicos”.
O sistema foi elaborado com recurso a Inteligência Artificial para criar automaticamente uma nota clínica de apoio à decisão médica e embora se encontre numa fase inicial, estima-se uma redução de até uma hora no tempo de permanência dos doentes no serviço de urgência.
O projeto-piloto decorre até ao final de janeiro, entre as 10h00 e as 20h00, prevendo-se que, após a avaliação dos resultados, possa ser alargado progressivamente o horário de funcionamento, até à eventual disponibilização 24 horas por dia.









