Os Cervejeiros de Portugal anunciam a sintrense Carlota Burnay para o cargo de Secretária-Geral da associação, que representa o setor cervejeiro nacional. A escolha assinala o início de um novo ciclo institucional, marcado pelo reforço do diálogo estratégico entre o setor cervejeiro e áreas que com ele se cruzam, num contexto de crescente transversalidade e impacto económico.
Com 26 anos de experiência nas áreas de comunicação e relações públicas, Carlota Burnay passa a integrar a direção executiva da associação com o objetivo de consolidar uma agenda focada na economia, saúde e bem-estar, sustentabilidade e valorização cultural da cerveja em Portugal.
“A experiência da Carlota em comunicação e relações públicas, aliada ao seu conhecimento do setor, permitirá reforçar pontes e abrir novas oportunidades de posicionamento institucional da associação,” destaca o presidente da APCV, Rui Lopes Ferreira, sobre a relevância da nomeação. O responsável sublinhou ainda o trabalho desenvolvido por Francisco Gírio, que ocupou o cargo durante 23 anos, deixando “um profundo agradecimento e amplo reconhecimento pelo seu contributo para a afirmação e defesa do setor”.
Para Carlota Burnay assume a função “com um profundo sentido de responsabilidade” e destaca o papel transversal da cerveja na economia nacional. “A cerveja dá muito a Portugal e está presente na agricultura, na indústria, na sustentabilidade, na inovação e no valor cultural que constrói ao longo do tempo”, afirmou.
A nova Secretária-Geral construiu a sua carreira em algumas das principais agências de comunicação do país. Estudou Design no IADE e concluiu formação executiva na NOVA SBE, complementada com programas de liderança na The Epic Talent Society. Especializou-se nos setores agroalimentar e associativo, passando pela Imago (hoje LLYC), CV&A – Cunha Vaz & Associados e FxT Consulting. Após a fusão desta última com a Hill+Knowlton Strategies Portugal (atualmente Burson), chegou a Senior Account Director, com responsabilidades na área de Brand Affairs.
Ao longo do percurso, assumiu a comunicação de setores como sustentabilidade, resíduos de embalagens, imobiliário, retalho e grande consumo no setor agroalimentar, tendo sido ainda diretora de conta dos Cervejeiros de Portugal durante quatro anos.









