A Câmara de Sintra promove, pela primeira vez, a exibição pública do seu Foral Manuelino, numa iniciativa aberta a todos e que decorrerá esta sexta‑feira, entre as 10h00 e as 17h00, nos Paços do Concelho. Trata‑se de uma oportunidade única para conhecer um dos mais importantes marcos da história municipal portuguesa.
Este documento histórico, que sucede ao Foral de 1154, estará em exposição no gabinete de trabalho do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida, e estabelece os direitos e deveres dos habitantes.
O Foral agora exibido foi reformado no contexto da Leitura Nova, tendo sido outorgado a Sintra em 29 de outubro de 1514. Trata‑se de uma versão com uma arquitetura ornamental rica, onde se destacam as armas reais, esferas armilares e capitulares decoradas, refletindo a importância do diploma.
O documento é composto por 22 fólios numerados e, entre 2003 e 2012, foi alvo de um profundo processo de restauro pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo, que lhe devolveu estabilidade e preservou a sua integridade, apesar da fragilidade estrutural que exige um manuseamento muito limitado.
Fotografia: Foral de Sintra / arquivo









