A estrada N9-1, na zona da Lagoa Azul, encontra-se ainda interrompida, devido ao abatimento de terras provocado pelo galgamento de água da lagoa provocado pela depressão "Ingrid"

Vinte e cinco estradas nacionais e municipais encontravam-se cortadas ao trânsito às 07h00 desta manhã, na sequência de inundações e desmoronamentos provocados pelo mau tempo nas regiões Norte e Centro do país, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Entre as vias interditadas contam-se a Estrada Nacional (EN) 9-1, conhecida como Estrada da Lagoa Azul, no Linhó (Sintra), a EN 10 em Torres do Mondego (Coimbra), a EN 262 em São Romão do Sado (Setúbal) e a EN 365, no concelho da Golegã (Santarém).

A circulação rodoviária estava igualmente interrompida na EN 3-2, em Valada (Vale de Santarém), na EN 8-2, em Casal Lourim (Lourinhã), na EN 205-1, em Rio Tinto (Braga), na EN 301, em Argela (Viana do Castelo), e na EN 358-2, em Constância, distrito de Santarém.

De acordo com a GNR, citada pela agência Lusa, registavam-se ainda cortes em várias vias na zona da Serra da Estrela, bem como na EN 102, ao quilómetro 53,4, em Torre de Moncorvo, na EN 316, ao quilómetro 37, em Macedo de Cavaleiros, e em diversas estradas municipais e regionais nos concelhos de Arouca, Cabeceiras de Basto, Pampilhosa da Serra, Vila Pouca de Aguiar e Covilhã.

As autoridades recomendam aos condutores que evitem as zonas afetadas, sigam as indicações no local e se mantenham atentos às atualizações sobre o estado das vias.

Fotografia: UF de Sintra / Depressão “Ingrid”