Projeto MyPolis reforça cidadania ativa nas escolas de Algueirão-Mem Martins

A Escola Básica do 1.º Ciclo do Casal da Cavaleira, em Algueirão-Mem Martins, recebeu, na segunda-feira, 22 de junho, uma sessão das Assembleias de Transformadores Sociais, integrada no projeto MyPolis nas Escolas. A iniciativa, promovida pela associação MyPolis em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, está a ser desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Algueirão.

Ao longo da sessão, cerca de 180 alunos de várias turmas, apresentaram propostas para melhorar a escola e a comunidade educativa a representantes políticos. A iniciativa contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Andreia Bernardo, da vogal da Educação da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Marta Santos, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Algueirão, Fátima Morais.

O projeto assenta numa metodologia participativa que desafia os alunos, através de um jogo de tabuleiro, a observar o espaço escolar e a comunidade envolvente, identificar problemas e apresentar soluções concretas para os resolver.

Andreia Bernardo, vice-presidente da CM de Sintra (ao centro), Marta Santos, vogal da Educação da JF de Freguesia de Algueirão-Mem Martins (esquerda) e Fátima Morais, diretora do Agrupamento de Escolas de Algueirão

Durante a Assembleia, as crianças expõem diretamente as suas propostas aos responsáveis políticos, que respondem através de três possibilidades: “É possível”, “Não é possível”, justificando a decisão, ou “Vamos conversar”, quando a proposta requer uma análise mais aprofundada.

“É muito importante ouvirmos as crianças. Muitas vezes estamos nos nossos gabinetes a decidir o que fazer com as escolas do concelho de Sintra. Hoje tivemos a perceção de que é fundamental ouvir os mais novos, que são quem passa mais tempo dentro da escola”, destacou Andreia Bernardo.

Entre as propostas apresentadas, a pintura de jogos no recreio reuniu consenso por parte da autarquia. A iniciativa pretende criar um espaço mais inclusivo e apelativo para os momentos de recreio, tendo os alunos solicitado apoio para a aquisição das tintas necessárias à concretização da ideia.

Ao longo da sessão foram ainda apresentadas propostas como a instalação de mais bebedouros, a reparação das tabelas de basquetebol e das balizas, a colocação de painéis solares, a criação de uma biblioteca ao ar livre, de um espaço de convívio para os alunos, de uma “biblioteca frigorífica” e a instalação de ecopontos na escola.

A proposta relativa aos ecopontos surgiu na sequência de uma atividade dinamizada pelo professor Hélio Cabral, que, em conjunto com os alunos, desenvolveu um jogo educativo sobre a separação correta dos resíduos. Através de ilustrações de diferentes tipos de lixo, as crianças foram desafiadas a identificar o ecoponto adequado para cada material.

Em resposta, Andreia Bernardo anunciou o compromisso da Câmara de Sintra em disponibilizar ecopontos para a escola, reforçando as práticas de sustentabilidade junto da comunidade escolar.

Também Marcela Farias, gestora de impacto da MyPolis, elogiou o desempenho dos alunos, afirmando ter ficado “muito bem impressionada com o nível de articulação do discurso destas crianças, que apresentaram os desafios encontrados na escola de uma forma muito clara e propuseram soluções responsáveis para os desafios identificados”.

A responsável destacou ainda o trabalho desenvolvido pelos docentes, agradecendo o empenho dos professores [Cristina Matias, Gina Faustino, Hélio Cabral, Paula Oliveira, Raquel Rodrigues e Sandra Rodrigues] “por terem preparado tão bem as suas turmas para esta Assembleia e por terem dado o seu melhor na promoção da participação cívica dos seus estudantes”.

Mais do que um espaço de apresentação de ideias, a Assembleia de Transformadores Sociais procura aproximar os alunos dos processos de decisão pública, permitindo-lhes compreender o funcionamento da democracia local, conhecer o papel dos representantes eleitos e participar ativamente na construção de soluções para a sua comunidade.

A próxima sessão do projeto realiza-se na sexta-feira, 26 de junho, às 14h30, na EB1/JI do Algueirão, igualmente integrada no Agrupamento de Escolas de Algueirão.

Através desta iniciativa, os alunos desenvolvem competências de cidadania ativa e participação cívica, percebendo que as suas ideias podem contribuir para transformar a escola e a comunidade onde vivem.

Fotografia: Nadine Alves