Depois de um ano de interregno, a Sociedade Recreativa, Desportiva e Familiar de São João das Lampas (SRDFSJL) voltou a fazer soar os tambores e a desfilar com a sua Marcha Popular, “A Alma da Juventude dos Anos 60”, que se estreou no passado dia 14 de junho, no Espaço Multiusos da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, no concelho de Sintra.

“Este ano foi possível e estamos muito felizes por trazer esta tradição à nossa terra”, afirmou Marisa Crespim, responsável pela coreografia e ensaiadora do grupo, durante a apresentação pública.

O regresso da marcha às ruas foi recebido com entusiasmo e emoção por toda a comunidade. Mais do que um espetáculo, trata-se de um símbolo vivo da identidade cultural, social e histórica da freguesia.



Com 51 marchantes em palco, marcaram uma nova etapa, depois de cerca de três meses de ensaios intensivos,  três vezes por semana. “Foram muitas horas de trabalho, dedicação e espírito de sacrifício dos nossos marchantes. Começámos a preparar tudo no início do ano”, recordou Marisa Crespim, revelando que o tema escolhido para esta edição foi “A Alma da Juventude dos Anos 60”. O público gostou, reconheceu esse esforço coletivo e aplaudiu.

A marcha de São João das Lampas que tem como madrinha Inês Feiteira,  conta com um porta-estandarte e quarto mascotes, é o reflexo de um esforço comunitário que vai muito além do palco: desde a confeção dos trajes, à construção dos adereços e ensaios coreográficos, tudo é feito com a prata da casa, por gente de todas as idades, que trabalham lado a lado com espírito de missão e grande sentido de pertença.

“É um convívio intergeracional que aproxima famílias e amigos, e que permite passar tradições e valores às novas gerações”, destacou a responsável.



Apesar do esforço exigente, ao final do dia, depois de um dia de trabalho,  a motivação cresce com cada aplauso e com o carinho do público. “Valeu a pena”, é um sentimento que se sente e que partilhado por todos, destaca Marisa Crespim.

Video de marcha, AQUI.

Marchas Populares do Concelho de Sintra em destaque na
edição desta semana do 
Jornal CORREIO DE SINTRA: