A cidade de Queluz conta, desde esta segunda-feira, com uma nova Loja de Cidadão, instalada no piso superior do Mercado Municipal, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Sintra e do Governo.
A infraestrutura representou um investimento de mais de 1 milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e visa melhorar a qualidade, proximidade e eficiência dos serviços públicos prestados à população.
A inauguração que teve lugar esta segunda-feira, contou com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e do Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, que destacaram o impacto positivo da centralização de serviços no quotidiano dos munícipes.
“Este investimento é essencial para melhorar os serviços prestados aos cidadãos, tornando-os mais acessíveis. A centralização permite resolver vários assuntos num único local”, disse Basílio Horta, anunciando ainda planos para expandir a rede, com a futura abertura de uma Loja de Cidadão na freguesia de Algueirão – Mem Martins e mais quatro Espaços do Cidadão noutras localidades do concelho.
Para o Ministro Gonçalo Matias, esta nova unidade é “um belíssimo exemplo de como a reconversão de espaços públicos pode facilitar a vida das pessoas e aproximar os serviços do Estado de quem mais precisa”. O governante reforçou a importância de simplificar e tornar mais eficiente o acesso aos serviços públicos.
Recorde-se, a Loja de Cidadão de Queluz está em funcionamento desde 16 de junho e passa a integrar a rede municipal que já inclui seis Espaços do Cidadão no concelho de Sintra.
Entidades presentes:
- Câmara Municipal de Sintra
- SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento)
- IRN – Instituto dos Registos e Notariado
- Segurança Social
- AIMA – Agência para a Imigração e Mobilidade
Serviços disponíveis:
- Câmara Municipal de Sintra: licenciamento de atividades económicas, alojamento local, ação social, certidões, pagamentos, entre outros.
- SMAS de Sintra: ligações de água e saneamento, vistorias, adesão a sacos de biorresíduos.
- IRN: emissão e renovação do Cartão de Cidadão e Passaporte.
- Segurança Social: abono de família, subsídios de doença e parentalidade, apoio a idosos e pessoas dependentes.
- AIMA: autorizações de residência e reagrupamento familiar.
Fotografia: UF de Queluz e Belas









