Carlos Sá, presidente do Conselho de Administração da ULS Amadra-Sintra

O Hospital de Sintra, situado em Algueirão Mem-Martins, vai ser inaugurado na segunda-feira, dia 14 de julho e as Urgências no sábado, 12 de julho, oito anos depois de ter sido anunciado e após conclusão dos processos de licenciamento junto da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e da preparação operacional das equipas.

Contudo, os serviços entrarão em funcionamento de forma faseada, disse esta manhã, no decorrer de uma visita às novas instalações, Carlos Sá, presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora-Sintra, ao jornal Correio de Sintra e ao Sintra Notícias.

“A Urgência Básica, em funcionamento 24 horas por dia, deverá ser a primeira valência a entrar em funcionamento, [já no sabado, 12 de julho], com consultas externas, exames, cirurgia de ambulatório, medicina física e reabilitação, e unidade de internamento, de acordo com o plano da anterior administração da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra”, destacou o responsável.

O hospital responderá a cerca de 60 mil urgências anuais, representando aproximadamente metade das urgências atualmente atendidas no Hospital Amadora-Sintra. Estão estimadas 170 mil consultas anuais, distribuídas por 34 gabinetes de consulta e com equipas especializadas em diversas áreas. Dispõe de 4 salas de cirurgia principais mais 2 salas de pequena cirurgia, permitindo realizar mais de 8 mil intervenções anuais.

O hospital integra a Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, com gestão unificada que garante complementaridade com o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Uma vez em funcionamento, irá também permitir aliviar a pressão sobre o bloco operatório do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, e ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de resposta.

(em atualização)