Plano de Fogo Controlado de Colares | DR CMS - arquivo

Portugal continental entrou este domingo em situação de alerta, face ao elevado risco de incêndio previsto para os próximos dias. A medida foi anunciada no sábado pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, que justificou a decisão com a persistência de temperaturas muito elevadas, baixos níveis de humidade e a necessidade de implementar medidas preventivas em grande parte do território nacional.

O alerta estará em vigor entre as 00h00 de domingo e as 23h59 de quinta-feira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), cinco distritos do norte do país, Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, estarão sob aviso vermelho, o mais grave da escala, entre as 06h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, devido ao tempo extremamente quente.

Os restantes distritos do continente mantêm-se sob avisos laranja ou amarelo, consoante a gravidade da situação e o período previsto, entre domingo e terça-feira.

O aviso laranja indica risco meteorológico moderado a elevado, enquanto o amarelo alerta para possíveis riscos em atividades dependentes do tempo.

Fotografia: DR Bombeiros de Sintra / arquivo