Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto "É Só Palheta" em Agualva

Lisboa e Sintra vão ser palco do Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto “É SÓ PALHETA”, um evento que realiza de 12 a 14 de setembro que celebra uma das expressões mais emblemáticas da cultura popular portuguesa.

A abertura está marcada para 12 de setembro, no Museu da Marioneta, em Lisboa. Nos dias seguintes, 13 e 14, a programação muda-se para a Casa da Marioneta e para o Jardim da Anta, em Agualva, que se transformam em cenários vivos desta tradição centenária.

O cartaz reúne 12 roberteiros nacionais e um marionetista convidado do Reino Unido. Entre risos e personagens irreverentes, os espetáculos prometem conquistar públicos de todas as idades. Para garantir inclusão, todas as apresentações terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Mais do que um festival, a iniciativa é uma afirmação da importância do Teatro Dom Roberto, inscrito em 2021 no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Introduzida em Portugal no século XVII por artistas itinerantes italianos e franceses, inspirados na Commedia dell’Arte, esta tradição ganhou raízes próprias e criou o herói popular Dom Roberto, conhecido por desafiar até a morte. A característica palheta continua a ser o segredo da sua voz inconfundível.

O encontro é organizado pela Valdevinos Teatro de Marionetas, com apoio da Câmara Municipal de Sintra e é atualmente o único festival no país dedicado exclusivamente ao Teatro Dom Roberto.

A entrada é livre.