Fotografia /DR - Freepik / arquivo

Um homem de 33 anos, suspeito de um assalto e sequestro ocorridos em maio de 2013 numa ourivesaria em Sintra, foi detido no Reino Unido, anunciou esta quinta-feira, a Polícia Judiciária (PJ).

A detenção resultou da colaboração entre a PJ e as autoridades policiais e judiciárias britânicas. O suspeito, de nacionalidade estrangeira, já foi extraditado para Portugal, país onde terá cometido o crime.

De acordo com a investigação, o assaltante entrou na ourivesaria armado com uma arma elétrica disfarçada de soqueira. Após fingir interesse em várias peças, atacou o proprietário com um choque elétrico, amarrando-lhe as mãos, tapando-lhe a boca com fita adesiva e arrastando-o para a zona de armazém, onde o manteve imobilizado.

Com a vítima neutralizada, o suspeito abriu as vitrines e roubou diversas joias em ouro, entre alianças, anéis, brincos, pulseiras, fios e medalhas, num total estimado em cerca de 30 mil euros, fugindo em seguida.

A investigação da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ, com apoio do Laboratório de Polícia Científica, recolheu provas que permitiram identificar o suspeito, levando à emissão de um mandado de detenção europeu.

Após a extradição, realizada na terça-feira, 9 de setembro, o suspeito foi ouvido em primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.