O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra, ultrapassou as 15 horas esta quinta-feira, de acordo com dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Às 10h00, o portal indicava uma redução para 14 horas e 17 minutos para os doentes classificados como urgentes (pulseira amarela). Os doentes pouco urgentes (pulseira verde) aguardavam em média 4 horas e 39 minutos, enquanto os não urgentes (pulseira azul) enfrentavam uma espera de 8 horas e 57 minutos.
Na mesma hora, estavam em espera 29 doentes na urgência geral, sendo 15 urgentes e 14 pouco urgentes.
Em declarações à agência Lusa, uma fonte hospitalar destacou que mais de 20% dos internamentos na unidade correspondem a pacientes sociais (pessoas que já receberam alta, mas continuam no hospital) o que complica a entrada de novos doentes na urgência. A mesma fonte adiantou que o hospital planeia criar uma unidade dedicada a internamentos sociais no próprio terreno da instituição, com cerca de 70 camas.
Recorde-se, o hospital serve cerca de 600 mil utentes, aproximadamente um terço sem médico de família. Segundo o sistema de triagem, os casos muito urgentes (laranja) devem ser atendidos em até 10 minutos, os urgentes (amarela) em até 60 minutos e os pouco urgentes (verde) em até 120 minutos.









