Paços do Concelho, em Sintra

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do concelho de Sintra, resultantes das eleições de 12 de outubro, decorrem entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, no município.

O calendário inicia-se esta segunda-feira, dia 27 de outubro, às 19h00, com a tomada de posse da Junta de Freguesia de Casal de Cambra.

Segue-se, a 29 de outubro, a cerimónia da Junta de Freguesia de Belas, marcada para as 18h30, e, no mesmo dia, a da Junta de Freguesia de Terrugem, às 20h30, na Sociedade Recreativa e Musical das Lameiras. Ainda a 29 de outubro, pelas 21h30, realiza-se a sessão da Junta de Freguesia de Queluz, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Queluz.

No dia 30 de outubro, às 21h00, decorre a tomada de posse da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, no Auditório da Igreja de Nossa Senhora da Paz. Já a União das Freguesias de Sintra realizará a sua cerimónia a 30 de outubro, às 19h00, no Palácio de Valenças.

O novo executivo da Câmara Municipal de Sintra (CMS), liderado por Marco Almeida (PSD/IL/PAN) tomará posse no dia 1 de Novembro, às 10h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, local onde tomará também posse todos os eleitos que constituem a Assembleia Municipal de Sintra (AMS), sendo Fernando Seara (PSD/IL/PAN) o partido/coligação mais votado.

As cerimónias prosseguem a 2 de novembro: às 15h00, a Junta de Freguesia de Agualva e Mira-Sintra toma posse, seguida da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, às 16h00, no Salão Nobre do Real Sport Clube.

No dia 3 de novembro, a Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, realiza a cerimónia em Negrais, às 19h00. Mais tarde, às 20h30, é a vez da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, no salão nobre dos  Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins.

A Junta de Freguesia de Colares toma posse a 4 de novembro, às 21h00, na Sociedade Musical de Almoçageme. No mesmo dia, pelas 19h00, realiza-se a cerimónia de posse da Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro, no Salão Paroquial da Igreja de Pêro Pinheiro, e, às 21h00, a da União de Freguesias do Cacém e São Marcos, no Auditório António Silva, no Cacém.

As últimas cerimónias acontecem no dia 5 de novembro: às 19h00, na Sociedade de Montelavar, com a Junta de Freguesia de Montelavar, e às 21h00, com a Junta de Freguesia de São João das Lampas, na Coletividade de São João das Lampas.

Freguesias entre o laranja e o rosa

A Coligação PSD/IL/PAN e a coligação PS/PPM/ADN, são as únicas forças políticas/coligações que presidem às Juntas/Uniões de Freguesia no concelho de Sintra.

A coligação PSD/IL/PAN aumentou o número de freguesias sob a sua liderança, passando de três para nove. O crescimento reforça a presença da coligação em várias zonas do município, com vitórias em Almargem do Bispo (Alfredo Barroca), Algueirão-Mem Martins (Paula Simões), Belas (António Campos), Colares (Pedro Filipe), Montelavar (Teresa Pais), Pêro Pinheiro (Ricardo Parreiras), São João das Lampas (José Alberto Carvalho), União das Freguesias de Sintra (Paulo Parracho) e Terrugem (Cláudia Rolo).

Por sua vez, a coligação PS/Livre, assegura a presidência de seis freguesias: Agualva e Mira Sintra (Helena Cardoso), Cacém e São Marcos (Paulo Adrego), Casal de Cambra (Paulo Adrego), Massamá e Monte Abraão (João Cabral), Queluz (Ana Pacheco) e Rio de Mouro (Raquel Amaral).