A Iniciativa Liberal (IL) retirou a confiança política à vereadora da Câmara Municipal de Sintra, Eunice Baeta, após esta ter aceite integrar o executivo municipal que inclui vereadores do Chega.
A decisão surge depois de ter sido divulgado que a coligação PSD/IL/PAN, que lidera a Câmara Municipal de Sintra, fez um acordo com o Chega para a composição do executivo. A informação foi inicialmente avançada pela deputada socialista Ana Mendes Godinho, ao Jornal Púbico, desta manhã de sexta-feira.
Num comunicado assinado por Mariana Leitão, membro da Comissão Executiva da IL, ao Notícias Minuto (NM) o partido confirma que Eunice Baeta “informou que tomou a decisão de integrar um executivo nessas condições, violando a deliberação da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal”.
Mariana Leitão sublinha ainda que “a Iniciativa Liberal sempre afirmou que nunca integraria qualquer governo com o Chega” e reafirma essa “posição intransponível”. Segundo o mesmo comunicado citado pelo MN, a Comissão Executiva da IL tinha deliberado, em 21 de outubro, “não aceitar a integração de vereadores do Chega nos executivos camarários onde o partido participa em coligação com o PSD”. A decisão foi aprovada “com apenas um voto contra e sem abstenções”.
Face à decisão da vereadora, Mariana Leitão anunciou a retirada da confiança política a Eunice Baeta, esclarecendo que o mandato da autarca “deixa de ser exercido em representação da Iniciativa Liberal”. A dirigente acrescenta ainda que comunicou a decisão “primeiro à própria, assim que teve conhecimento da sua opção”.









