Parques de Sintra inaugurou na passada sexta-feira, a “Alma da Serra”, uma loja que reflete o espírito natural e sustentável da Serra de Sintra, através dos seus produtos, ambiente e atividades temáticas.

Situada junto à entrada do Parque e Palácio de Monserrate, a nova loja pretende ser mais do que um espaço comercial. A Alma da Serra traduz a riqueza e a autenticidade da paisagem sintrense, reunindo artigos locais e sustentáveis, bem como exposições temporárias e workshops dedicados à natureza.

“É um exemplo a seguir e uma prova de que o que se faz em Sintra é bem feito”, destacou Marco Almeida, presidente da Câmara de Sintra na cerimónia de inauguração que contou também com a presença de João de Sousa Rego, presidente do Concelho de Administração da Parques de Sintra, entre outros convidados.

“Criámos a ‘Alma da Serra’ porque sentíamos falta de um espaço que valorizasse os produtos da Serra e da região. Muitos dos artigos respeitam a sazonalidade e os ritmos da natureza, o que promove também uma consciência ambiental. Este é um espaço que vai além do comércio, será um ponto de sensibilização e educação para a sustentabilidade”, refere por seu turno o responsável, sobre a importância do projeto.

“A nova loja reforça as parcerias com o tecido associativo e empresarial local, ao mesmo tempo que reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a adaptação às alterações climáticas”, destaca ainda João de Sousa Rego, sublinhando que o projeto está alinhado com a estratégia da Parques de Sintra.

Recorde-se, o edifício que acolhe a loja foi recuperado e requalificado pela Parques de Sintra, respeitando o ambiente envolvente. A decoração, marcada por elementos rústicos e naturais, integra peças reaproveitadas do acervo da empresa, ganhando assim uma nova vida.