A TRATOLIXO, em parceria com os municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra e com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), vai intensificar, durante novembro e dezembro, as ações de sensibilização para a correta separação de resíduos, com especial enfoque no vidro, um dos materiais cuja taxa de recolha seletiva continua abaixo do esperado.
Serão lançadas duas campanhas distintas: uma dirigida à população em geral e outra ao canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés), setor responsável por uma elevada produção de embalagens de vidro e essencial para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem.
Atualmente, a taxa de reciclagem de vidro em Portugal situa-se nos 51,8%, muito aquém da meta europeia de 70% a atingir até ao final de 2025. “Com esta campanha, acreditamos poder contribuir para a mudança de comportamentos e reforçar a sensibilização da sociedade”, afirmou Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO ao Sintra Notícias.
Também Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, destaca a importância da colaboração entre entidades gestoras e autarquias. “O vidro é um material que exige atenção especial. Estas iniciativas permitem-nos estar mais próximos dos cidadãos, incentivando-os a separar e reciclar corretamente. Para atingir as metas definidas, é fundamental manter o empenho e continuar a investir em ações que gerem impacto”, sublinhou e responsável.

A primeira campanha, intitulada “Tudo no seu lugar”, aposta numa comunicação direta, com recurso ao humor e a situações do quotidiano para reforçar a mensagem de que reciclar é simples e essencial.
A iniciativa dirige-se a residentes e turistas dos quatro municípios, bem como à comunidade escolar, onde a TRATOLIXO já desenvolve regularmente programas de educação ambiental.
A divulgação será feita através de outdoors, mupis, anúncios de rádio, vídeos para plataformas digitais e a criação de um jogo didático para utilização nas escolas.

A segunda campanha, “No HORECA, o vidro tem um serviço 5 estrelas!”, foi concebida especificamente para o setor da restauração e hotelaria. O objetivo passa por promover boas práticas, formar equipas, corrigir procedimentos e aumentar a taxa de separação de embalagens de vidro.
Para facilitar o processo, serão distribuídos kits de baldeamento assistido e realizadas ações porta a porta, acompanhadas de materiais informativos e de um vídeo demonstrativo. No final, os estabelecimentos que cumprirem as boas práticas receberão um selo de conduta correta na reciclagem de vidro.









