O Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalou o seu 158.º aniversário, no domingo, dia 16 de novembro. Contudo as cerimónias comemorativas deste marco histórico, que teve origem em 1867, realizaram-se no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, esta terça-feira.

O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo Fernando Seara, presidente da Assembleia Municipal de Sintra, de Maria Lúcia Amaral, ministra da Administração Interna; do superintendente-chefe Luís Carrilho, diretor nacional da PSP; do comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, Luís Elias, entre outras entidades oficiais e representantes da sociedade civil.

A cerimónia incluiu ainda a imposição de condecorações, durante a qual foram entregues insígnias a agentes que se destacaram pelos serviços relevantes prestados, pelos feitos cívicos ou militares realizados, ou ainda por méritos considerados excecionais.

A PSP assinala 158 anos de serviço a Portugal, marcados por uma trajetória de dedicação, profissionalismo e compromisso inabalável com a segurança dos cidadãos.

  • História e Dedicação: O aniversário celebra 158 anos de “dedicação, profissionalismo e compromisso inabalável com a segurança, a tranquilidade e o bem-estar de todos os cidadãos”. A PSP de Lisboa tem estado “sempre consigo desde 1867”.
  • Resultados Operacionais: No âmbito das comemorações, o comandante do COMETLIS, Luís Elias, divulgou dados operacionais, destacando uma redução de 1,9% na criminalidade violenta e grave na Grande Lisboa até setembro de 2025.
  • Maior Comando do País: O COMETLIS é o maior comando da polícia em Portugal, com mais de sete mil e quinhentos polícias, e é descrito como o mais antigo comando de polícia de Portugal.