Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra | Foto: HFF - arquivo

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra vai investir, até agosto de 2026, um total de 54,6 milhões de euros em mais de 20 projetos financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o setor da Saúde.

Este financiamento, um dos mais elevados atribuído a uma ULS, permitirá modernizar o Hospital Fernando Fonseca (HFF) e os Cuidados de Saúde Primários (CSP), reforçando as suas infraestruturas e aumentando a sua capacidade instalada.

A área da construção e renovação de instalações hospitalares representa um investimento próximo dos 43 milhões de euros, destacando-se a criação de um novo Hospital de Dia, de um Centro de Hemodiálise e de um Hospital Social, no valor total de 9 milhões de euros, a que se junta a construção de uma nova Unidade de Esterilização no Hospital de Sintra no valor de 1,5 milhões de euros. Estas novas infraestruturas vão permitir aumentar a capacidade instalada e promover uma abordagem mais integrada e contínua dos cuidados de saúde.

De destacar ainda a aplicação de mais de 3 milhões de euros na requalificação dos espaços das Unidades de Técnicas de Gastro e Pneumologia, investimento que vai permitir criar condições para a melhoria na prestação de cuidados de Saúde e a realização de exames tecnicamente exigentes que são feitos no âmbito daquelas especialidades, nomeadamente endoscopias e broncofibroscopias.

Segundo Carlos Sá, Presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, “este pacote de investimentos, financiado maioritariamente através do PRR, traduz o compromisso da ULS Amadora/Sintra e do Ministério da Saúde com a modernização do HFF e a aposta em infraestruturas mais eficientes, tecnologia avançada e melhores condições para utentes e profissionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais estável e atrativo”.