O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, realizou uma operação de fiscalização a uma exploração pecuária ilegal no Cacém, no antigo Casal de Rocanes, em Colaride e na União de Freguesias de Agualva-Mira Sintra, na madrugada de 19 de novembro.

Durante a operação, os agentes identificaram animais sem registo oficial e mantidos em condições que violavam normas de bem-estar animal e de segurança pública. No total, foram apreendidos e retirados do local, 53 caprinos, 120 ovinos e seis canídeos.

Segundo a PSP, a ação permitiu restaurar as condições de segurança no local e assegurar o cumprimento da legislação relativa à proteção animal e à saúde pública. A operação reforça o compromisso das autoridades com a defesa da legalidade, a proteção das populações e o bem-estar dos animais.

A ação contou com a colaboração do Gabinete de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Médico-Veterinária da Câmara Municipal de Sintra (GSVM) e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).