A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, celebra o espírito natalício com um programa especial integrado na iniciativa “Sintra Mágica”, oferecendo à comunidade escolar e ao público em geral momentos que celebram as tradições do Natal.
A programação inicia-se a 3 de dezembro, às 10h00, dirigida à comunidade escolar, com a sessão de contos “Museu das Emoções – Estórias que o Coração Conta”, dinamizada por Paulo de Oliveira. Após a narração, os participantes são convidados a explorar a história através de jogos e métodos interativos, estimulando a expressão emocional e promovendo a literacia emocional.
Dirigida à comunidade em geral, no dia 5 de dezembro, pelas 16h00, será inaugurada a exposição coletiva temporária de pintura e artes decorativas alusivas ao Natal, composta por trabalhos realizados nos ateliers de “Pintura em Aguarela”, “Acrílico e Arte Sacra” e nos workshops de “Costura Criativa e Bordados” e “Oficinas de Croché”. Esta mostra pretende valorizar o talento e a criatividade dos formandos, evidenciando diferentes expressões artísticas que refletem sensibilidades, afetos e aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.
No dia 6 de dezembro, às 16h00, este equipamento municipal recebe a iniciativa “Cantos Natalícios”, com a atuação do grupo ARDECORO, proporcionando momentos de convívio e celebração em torno da cultura musical dos coros do concelho, sob o espírito desta quadra festiva.
Já no dia 10 de dezembro, pelas 10h30, realiza-se a Hora do Conto “A Sereia Cantora”, dirigida à comunidade escolar. Nesta sessão, através da voz e música de Margarida Marcelino e da narração de Jozé Sabugo, os participantes são conduzidos a uma estória de educação ambiental onde a rainha das sereias, Marguitta, perde a sua voz devido à invasão de uma espécie perigosa, levando toda a comunidade marinha a unir-se para a ajudar.
Também para a comunidade escolar, no dia 11 de dezembro, às 10h00, acontece a sessão de contos tradicionais “Histórias Tecidas no Fio da Memória”, com Edite Gil. São narrativas que, na sua densidade, nos embalam pela simplicidade da palavra, trazendo à voz conceitos de vida, sentimentos, crenças, usos e costumes tradicionais guardados na memória.









