O consórcio Somafel/Floresta Bem Cuidada, em articulação com a Infraestruturas de Portugal, informou que no próximo dia 15 de dezembro, entre as 08h00 e as 18h00, serão realizados trabalhos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos ao longo da Linha de Sintra.

No concelho de Sintra, a intervenção abrange a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a freguesia de Rio de Mouro, a freguesia de Algueirão-Mem Martins e a União das Freguesias de Sintra.

Estas ações surgem na sequência dos trabalhos de desmatação anteriormente executados nas áreas adjacentes à via férrea, no âmbito do contrato denominado “Controlo de vegetação (dos 2 aos 10 metros) e desmatação no edificado”, celebrado entre o consórcio Somafel/Floresta Bem Cuidada e a Infraestruturas de Portugal.

De acordo com a informação divulgada, os trabalhos destinam-se ao controlo da vegetação entre os 2 e os 5 metros das vias férreas, dentro do Domínio Público Ferroviário, bem como entre os 5 e os 10 metros em zonas previstas no PMDFCI e nas áreas junto ao edificado. Para o efeito, serão utilizados os produtos fitofarmacêuticos Towchdown Premium e, pontualmente, Garlon.

A entidade responsável apela à atenção especial de produtores agrícolas, criadores de animais e apicultores que possuam terrenos, animais ou apiários nas proximidades da via ferroviária nas freguesias abrangidas.

Por razões de segurança, é recomendado o máximo cuidado na utilização dos espaços públicos, devendo ser evitada a sua utilização por crianças e animais nas 24 horas seguintes à aplicação dos produtos.

Em caso de emergência, deve ser contactado o 112 ou o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) através do número 800 250 250.

Fotografia: CMS