“Cidade das Dunas” de Pedro Miguel Ferreira vai ser apresentado no Penedo

O romance “Cidade das Dunas”, de Pedro Miguel Ferreira, será apresentado este sábado, dia 20 de dezembro, às 16h00, no Teatro da Tuna Euterpe Penedense, no Penedo, freguesia de Colares (Sintra), pelas Edições Vieira da Silva.

Natural do Porto, Pedro Miguel Ferreira passou grande parte da infância e adolescência em Colares, no Banzão, onde aprendeu a nadar nas águas geladas da Praia Grande frequentado locais emblemáticos como o Penedo e a Eugaria. Mais tarde, viveu cerca de cinco anos no Nordeste do Brasil, experiência que influenciou a sua vida e afinou o seu gosto pela escrita. Regressou a Portugal e à cidade do Porto onde vive e com o passar dos anos a ideia de escrever um livro surgiu quase por acaso, de forma natural, segundo o autor.


O romance atravessa continentes, memórias e géneros literários, alternando entre o calor das dunas e o nevoeiro da Serra de Sintra. De Colares à praia de Ponta Negra, dos corredores da televisão aos subterrâneos do poder, Cidade das Dunas” é um thriller que explora luto, desejo, culpa e sobrevivência.

Segundo a sinopse, “é um livro sobre aquilo que o mar não devolve e o que se aprende a enterrar”, ambientado num universo de sombras e sal, onde o passado arde sob o sol do presente.

A trama acompanha Duarte Lencastre, escritor e argumentista português, que viaja a Natal, no Nordeste brasileiro, para investigar o desaparecimento do irmão. Duarte confronta-se com uma teia de corrupção, luxo e violência, cruzando-se com personagens ambíguas como Giuseppe, ligado à máfia calabresa; Patrícia Dantas, jornalista enigmática; e uma elite local onde quase ninguém é inocente.

A apresentação do livro na localidade do Penedo, contará ainda com intervenções de Victor Sebastião, psicólogo especializado em luto, que refletirá sobre temas centrais do livro, como ausência, perda e ressonância emocional, e de António Barreira, argumentista premiado com o 1.º Emmy português, que abordará narrativa, escrita e a construção de mundos ficcionais.