Francisco Duarte, vereador na Câmara Municipal de Sintra, esteve no Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, em Rio de Mouro, para participar numa ação no âmbito da educação inclusiva e da sustentabilidade, realizada no centro da escola.
Acompanhado pela vice-presidente Andreia Bernardo e pela presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Raquel Amaral, o autarca participou na inauguração da “Casinha”, um espaço dedicado à educação inclusiva e à sustentabilidade, que pretende ser um “local de bem-estar, tranquilidade e partilha”, aberto a todos os alunos.
Na ocasião, Francisco Duarte destacou “três momentos que dizem muito sobre o caminho que queremos para a educação em Sintra”. O autarca sublinhou que a inauguração da Casinha “representa um passo concreto na promoção da educação inclusiva”, enfatizando que se trata de um espaço pensado para as pessoas e as suas necessidades reais.

Foi hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas, símbolo do compromisso do agrupamento com a sustentabilidade. Segundo Duarte, a distinção “reconhece o trabalho diário de alunos, professores e da comunidade educativa na promoção de boas práticas ambientais”. Para reforçar este compromisso, a Câmara Municipal de Sintra ofereceu ecopontos a todas as escolas do agrupamento, garantindo condições para a prática diária da educação ambiental.
O vereador aproveitou o momento para reconhecer o trabalho dos departamentos municipais da Educação e da Sustentabilidade Ambiental, da direção do agrupamento, dos docentes, assistentes operacionais e técnicos.
“Projetos como este não nascem por acaso, mas da sensibilidade, da visão e do trabalho consistente no terreno”, concluiu Francisco Duarte, destacando que “inclusão, sustentabilidade e educação devem caminhar sempre em conjunto”.









