A Administração dos CTT Correios de Portugal, S.A. comunicou recentemente à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Sintra a intenção de encerrar a Loja CTT Vila, situada na Praça da República, n.º 26, no Centro Histórico, a partir de 6 de fevereiro de 2026.
Segundo os CTT, a decisão decorre da denúncia do contrato de arrendamento por parte do senhorio, “circunstância contrária à vontade desta empresa”. Apesar das diligências realizadas para manter a relação contratual, não foi possível assegurar a continuidade do serviço, conforme ofício assinado pelo Presidente Executivo João Bento.
Em comunicado, a União das Freguesias de Sintra o encerramento de mais um serviço público na vila, alertando para os impactos junto da população, sobretudo idosos e pessoas com mobilidade reduzida, bem como para o comércio, hotelaria e turismo locais.
A Junta relembra que a alternativa apontada pelos CTT, a Loja da Portela, encontra-se a mais de dois quilómetros e “apresenta uma saturação de procura, com demoradas filas de espera por parte dos utentes”.
Perante esta situação, a Junta pediu à Câmara Municipal de Sintra para encontrar uma solução alternativa com a Administração dos CTT Correios de Portugal no sentido de permitir a continuidade do serviço de atendimento no Centro Histórico de Sintra.
Enquanto se procuram soluções, a Junta garante que os serviços de atendimento CTT continuarão a funcionar na Delegação da Várzea de Sintra, assumindo os encargos daí decorrentes, embora sem capacidade de replicar plenamente o serviço central da vila.









