A Proteção Civil emitiu um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas previsto a partir deste domingo, 1 de fevereiro, com precipitação persistente, vento forte e risco de cheias e inundações, situação que deverá manter-se até ao dia 7.
De acordo com as previsões, está previsto um período de precipitação persistente, por vezes forte, acompanhada de vento intenso. Este cenário poderá provocar a subida do caudal de vários rios, aumentando o risco de cheias e inundações.
A autoridade alerta ainda para a possibilidade de abatimentos de vias, movimentos de massa e queda de árvores, muros ou outras estruturas, resultantes da instabilidade atmosférica. Nesse sentido, foi enviado um SMS de alerta à população, no qual se lê: “Chuva persistente proximos dias. Risco cheias/inundacoes. Evite circular proximo de rios. Retire bens de zonas inundaveis”.
Perante esta situação, a Proteção Civil Municipal apela à adoção de comportamentos preventivos. Entre as recomendações estão a condução defensiva, com especial atenção a estradas com acumulação de água, a não travessia de zonas inundadas e a limpeza dos sistemas de escoamento de águas pluviais. É ainda aconselhado evitar a circulação ou o estacionamento em áreas arborizadas.









