A Praia Grande, Adraga, Maçãs, Magoito e São Julião voltam a receber o galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, pela excelência da qualidade das suas águas.

A lista agora divulgada aponta para a atribuição deste galardão a 393 praias nacionais, menos 47 do que o ano passado, das quais 327 praias são costeiras, 56 interiores e 10 de transição.

A distinção da Quercus reconhece a qualidade da água, nomeadamente das cinco praias do Concelho de Sintra como “Excelente” e a sua classificação é atribuída respeitando os seguintes critérios:

·        Qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares;

·        Todas as análises realizadas na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares;

·        Na última época balnear, não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Todos os anos, no arranque da época balnear, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, atribui o galardão “Qualidade Ouro” e classifica as praias nacionais consoante a qualidade da água balnear.

A avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura e baseia-se, apenas, na qualidade da água das praias. A informação utilizada é a informação pública nacional disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Artigo anteriorCastelo dos Mouros ilumina-se com as cores do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia e Interfobia
Próximo artigoSintra adere à Semana Europeia da Primavera do Teste do VIH-Hepatites