A Câmara Municipal de Sintra associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Primavera do Teste do VIH-Hepatites que decorre até dia 22 de maio, numa iniciativa integrada no Programa FAST TRACK CITIES.

A Semana Europeia do Teste do VIH e Hepatites Virais é uma campanha europeia que mobiliza organizações da sociedade civil, instituições de saúde pública e autarquias locais em toda a Europa a unirem-se duas vezes por ano, em maio e novembro, para reforçar o rastreio e promover os benefícios da prevenção.

Esta iniciativa visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

O rastreio direcionado a grupos mais vulneráveis, no contexto da prevenção combinada, é um serviço prioritário no âmbito das políticas de prevenção e controlo das doenças infetocontagiosas.

Portugal aderiu a esta iniciativa em 2013, e reforça mais um ano o rasteio do VIH, hepatites virais e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST). As lacunas ainda existentes no diagnóstico destas infeções, tornam-se uma ameaça às estratégias internacionais de eliminação da infeção pelo VIH, hepatites virais e outras IST enquanto problema grave de saúde pública até 2030.

O Município de Sintra integra as Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH, tendo aderido em 2018 à Declaração de Paris e, por essa razão, é considerada uma região na “via rápida” para acabar com o VIH/SIDA e Hepatites virais, outras IST e Tuberculose.

Artigo anteriorPraias de Sintra voltam a ser reconhecidas com “Qualidade de Ouro”
Próximo artigoAutarquia de Sintra avança com requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho