Realizou-se ontem uma conferência de imprensa para a apresentação da Conferência “Pensar AgualvaCacém”, com a Presença do Vereador da Câmara Municipal de Sintra, Pedro Ventura, o Presidente da União das Freguesias do Cacém e São Marcos, Paulo Adrego e do Presidente da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, Carlos Casimiro.



AgualvaCacém, a décima maior cidade do país, integrada no segundo maior município português, é hoje um ponto geográfico de grande aglomeração de diferentes culturas, sendo a localidade que, depois de acolher pessoas oriundas em todas as zonas do país, recebe agora ara dezenas de nacionalidades comunitárias e extra comunitárias.
Desta realidade resulta uma importante dinâmica social e um desafio constante pelas diferentes necessidades de quem aqui habita e trabalha.
É essencial pôr em prática um trabalho multidisciplinar, procurando um desenvolvimento urbanístico consciente que permita valorizar a cidade.
Para isso pretendemos “Pensar AgualvaCacém”, com a finalidade de refletir sobre as políticas que permitam abandonar o estigma a que associamos a cidade e a generalidade das áreas suburbanas de Lisboa.
“Pensar AgualvaCacém” surge assim com um espaço para a discussão de ideias que permitam enquadrar atual realidade urbana da cidade, procurando estratégias futuras para a valorização modernização da mesma, otimizando os recursos públicos e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes.



A conferência será organizada pelas duas freguesias que constituem a Cidade de AgualvaCacém, em parceria da Câmara Município de Sintra.
1º painel – Desenvolvimento Urbano.
2º painel – Influência do espaço público na qualidade de vida.
3º painel – Planeamento urbanístico regional.
4.º painel – O futuro de AgualvaCacém.
Para mais informações visite a página: