Tiago Cardoso, já era detentor do recorde do Mundo em Single Speed (BTT) ao pedalar 24 horas em cima de uma bicicleta, a distância de 167,6 km, com uma altimetria total de 4.756 metros, recorde batido em julho 2021, em Torres Vedras, num circuito com um perímetro de 2,4 km.
O mérito do atleta, campeão do Mundo de Maratonas, nascido e criado em Sintra, teve o reconhecimento da Official World Record Organization, que verificou e confirmou todos os parâmetros e medições, quer o nível da topografia/altimetria do terreno, quer no que toca ao sistema de cronometragem. Mas não só!
Tiago Cardoso continua entre os melhores atletas do mundo na modalidade e já este ano, voltou a ser brilhante, ao sagrar-se Campeão Europeu de 12 horas de resistência, no decorrer do Campeonato Europeu de Wembo, realizado em Mação, na modalidade de single Speed.
Ao CORREIO DE SINTRA, o atleta que conta com o apoio das Bicicletas Brasil, no Algueirão, fala de “estratégia, preparação física, carolice, mas também de muita dedicação e paixão”, qualidades que considera “essenciais e fundamentais” para conquistar o mundo, diz a sorrir.
Natural de Sintra, 46 anos, Tiago Cardoso que passou pela Escola de Ciclismo do Sintrense, não estranha estas maratonas em cima do selim. Já fez ultramaratonas de bicicleta, foi vice-campeão ibérico, em duplas (12 horas + 12horas), foi 5.º no Campeonato Europeu, em Penafiel e nas 24 horas de Coruche. Nos últimos anos, conquistou quatro pódios, ao mais alto nível “e enquanto as pernas e o corpo responderem às exigências desta modalidade, vamos à luta”, promete Tiago Cardoso, já a pensar no próximo desafio.