A Câmara Municipal de Sintra aprovou um novo investimento para requalificar o espaço público em Vale Flores num investimento de 395 mil euros.

O investimento em causa diz respeito à construção de um Parque de Lazer e Parque Canino, junto ao Ecocentro em construção. Este novo parque de lazer, na União das Freguesias de Sintra, pretende acima de tudo valorizar o local.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “este parque de lazer e canino vai ser uma mais valia para os moradores de Vale Flores que vão poder usufruir de um espaço pensado para todos.”

Com um prazo de execução de seis meses, o objetivo desta intervenção passa pela criação de um parque, permitindo criar uma barreira entre a urbanização e o Ecocentro, com duas zonas distintas de uso público, onde será construído um parque de lazer dotado de áreas para prática desportiva, parque infantil e estadia, e uma outra área que contempla a criação de um parque canino.

Com esta intervenção a Câmara Municipal de Sintra pretende dotar esta área urbana com um novo espaço verde destinado a atividades de lazer e recreio contribuindo para a fruição da população.

Adicionalmente, junto ao local onde será construído este Parque a Câmara de Sintra procedeu ainda à construção da Bacia de Retenção (Bacia Seca) na Rua Eusébio da Silva Ferreira. Esta intervenção abrange uma área aproximada de 19.000 m² onde se construiu um sistema naturalizado de retenção temporária das águas pluviais. Este projeto tem por objetivo mitigar os efeitos das inundações urbanas que desde 2010 tem afetado toda esta área e a execução da bacia de retenção de Vale Flores contou com um financiamento FEDER no valor de 451 mil euros.

Num investimento superior a 1 milhão de euros, o Ecocentro de Vale Flores permitirá o aumento da recolha seletiva multimaterial, possibilitando a receção de resíduos no concelho de Sintra através da sua deposição ordenada num único local, contribuindo para reduzir descargas ilegais e melhorar a higiene urbana.

Artigo anteriorCâmara de Sintra apresenta orçamento de 397 milhões de euros para 2024
Próximo artigoII Solidó – Encontro de Bandas da União Mucifalense