Início Agenda Futuro Museu da Água e Resíduos (Sintra) apresenta Exposição “SOS Planeta”

Futuro Museu da Água e Resíduos (Sintra) apresenta Exposição “SOS Planeta”

565

Patente no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra de 31 de janeiro a 24 de março

O Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos, vai receber, entre 31 de janeiro e 24 de março, a Exposição “SOS Planeta”, um espaço de experimentação científica em que as crianças terão oportunidade de desenvolver atividades lúdicas, como experiências, desmonstrações científicas e jogos interativos, subordinadas à temática do Ambiente e da Sustentabilidade. Aprender a fazer escolhas ambientalmente saudáveis, rentabilizar os recursos naturais e valorizar os resíduos urbanos, assente no reaproveitamento, reutilização e reciclagem, são os desafios colocados aos mais pequenos.

A Exposição “SOS Planeta” constitui um alerta ambiental, em que os pequenos ‘ecokids’ são desafiados a realizar experiências, superar desafios e a novas aprendizagens, assumindo-se como Guardiões da Terra. Esta exposição experimental visa sensibilizar e preparar as crianças para um mundo mais saudável, através de uma abordagem construtiva e prática, com os respetivos conteúdos em consonância com os programas curriculares do 1.º e 2.º Ciclos.

Dividida em duas áreas, a Zona Verde (Ecologicamente sustentável) e a Zona Cinza (Poluída por gases e detritos lançados pelas indústrias e petroleiros), a exposição apresenta, assim, as medidas a adotar para a preservação e saúde do nosso planeta, assim como os efeitos negativos que advém de atitudes abusivas do homem perante a Natureza.

Nestas duas áreas, os mais pequenos vão ter acesso aos jogos e atividades como “Velho vira Novo”, permitindo a reciclagem de papel; Jogo da Separação, que assegura a triagem de resíduos; Bioplástico, com execução de plástico ecológico; Maré Negra, que simula um derrame de petróleo; Mar de Plástico, que aborda a temática da poluição dos oceanos; e Chuva Ácida, relativa à poluição atmosférica.

Particularmente direcionada ao público escolar, entre os 4 e os 12 anos, a Exposição “SOS Planeta” enquadra-se no âmbito da missão do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, que dará lugar, ainda este ano, ao Museu da Água e Resíduos, um polo museológico que se pretende afirmar como uma referência na área da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científica e tecnológica, no âmbito dos ciclos urbanos da água e dos resíduos.

À semelhança das atividades já realizadas no espaço, desde que passou para a gestão dos SMAS de Sintra, também esta exposição se enquadra no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (agenda das Nações Unidas para 2030), neste caso, em particular, no âmbito do ODS 13, relativo à Ação Climática, que aponta os caminhos a seguir para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

A abertura oficial da exposição está agendada para a próxima quarta-feira, dia 31 de janeiro, às 15h00.

Espaço SMAS – Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos)

Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19

Telefone: (+351) 219 247 730.

E-mail: reservas@smas-sintra.pt

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira e feriados)

Artigo anteriorNova visita guiada revela bastidores do Palácio Nacional de Sintra
Próximo artigoGolfe do Belas Clube de Campo no Top 3 dos campos com maior número de voltas da região de Lisboa