Início DESTAQUE SMAS de Sintra prestam homenagem póstuma ao enfermeiro Manuel Mota

SMAS de Sintra prestam homenagem póstuma ao enfermeiro Manuel Mota

750

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) prestaram esta quarta-feira, homenagem ao enfermeiro Manuel Mota, funcionário municipal, que faleceu no passado dia 14 de agosto do ano passado, descerrando uma placa nas imediações do gabinete onde exercia a sua missão.

No dia do seu aniversário, a 3 de abril de 1952, a homenagem póstuma contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, que enalteceu as qualidades pessoais e profissionais do enfermeiro, que desempenhava funções nos SMAS de Sintra desde 2018, mas que iniciou funções na Câmara Municipal em 2004.

“Ao Enfermeiro Manuel Mota – Porque nunca nos esquecemos de quem sempre cuidou de nós”

Descerramento de uma placa de homenagem póstuma ao enfermeiro Manuel Mota, nas imediações do seu gabinete, nos SMAS de Sintra e que conta com a presença de seu filho, Rui Mota

“Há pessoas para quem não há palavras suficientes para as descrever”, começou Basílio Horta por enfatizar, aludindo “ao amigo Enfermeiro Mota”, que “tinha um coração tão limpo e tão aberto e dedicado aos outros que faz muita falta”. Para Basílio Horta, “há pessoas que são muito dificilmente substituíveis ou não são de todo”, como era o caso de Manuel Mota, que apelidou de “um grande amigo”.

Manuel Mota deixa um “exemplo, que não é fácil de seguir, porque era o contrário do egoísmo, era uma pessoa sempre pronta para ajudar”, sublinhou ainda Basílio Horta, para quem esta homenagem “tem um grande significado, porque estamos perante uma pessoa que, para além de um excelente profissional, tinha um valor inestimável”.

Para além dos vogais do Conselho de Administração, vereadores Piedade Mendes e Pedro Ventura, a homenagem contou com a presença do filho do homenageado, Rui Mota, assim como de elementos dos SMAS de Sintra que privaram de perto com “o enfermeiro e o amigo”.

Conselho de Administração, vereadores Pedro Ventura e Piedade Mendes, Basílio Horta presidente da CM de Sintra e dos SMAS de Sintra e Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra

Para o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, a amizade foi mesmo uma das imagens de marca do Enfermeiro Mota, “porque a sua vida foi caracterizada por ajudar o próximo e estar preocupado com o próximo”.

“Esta homenagem não é mais do que um agradecimento por tudo aquilo que o Enfermeiro Mota fez pelos SMAS de Sintra, pela Câmara Municipal, em especial pelos seus colaboradores”, acentuou Carlos Vieira, que deixou uma palavra especial aos dirigentes do Departamento de Recursos Humanos, a diretora Maria João Ferreira e os chefes de Divisão Paulo Sousa (Gestão de Pessoal) e Ana Sofia Vilhena (Ação Social, Segurança e Saúde), “porque tiveram a ideia de promover esta iniciativa e de prestar o devido reconhecimento ao nosso amigo Manuel Mota”.

Enfermeiro Manuel Mota

Nascido a 3 de abril de 1952, Manuel Mota faleceu, de doença prolongada, no dia 14 de agosto de 2023. Deu aulas na Escola do Serviço de Saúde Militar, trabalhou em vários hospitais e instituições públicas, tendo desenvolvido o seu trabalho com particular foco na área de saúde mental, nomeadamente no Hospital Miguel Bombarda e no Hospital da Marinha.

Sargento da Marinha, Manuel Mota esteve na Guiné durante a guerra do Ultramar. Na autarquia era conhecido e acarinhado e estimado por muitos, com quem mantinha uma ligação profissional, mas de amizade e preocupação constante com a sua saúde.

Manuel Mota mantinha uma profunda ligação à sua comunidade. Estava ligado a vários lares e instituições de cariz social, garantindo apoio na área da saúde e muito do seu trabalho era desenvolvido de forma graciosa.

Jornal Correio de Sintra com Sintra Notícias

Artigo anteriorLiberdade de expressão e de pensamento com poemas, canções e teatro em Algueirão-Mem Martins
Próximo artigoDanças Medievais e Renascentistas animam visitas ao Palácio Nacional de Sintra