Arranca esta sexta-feira 21 de junho e até domingo, 23 a AgroAruil, feira agrícola da região saloia de Sintra pensada para profissionais e famílias, este ano sob o lema da ´Sustentabilidade ‘com apontamentos culturais, mostra de práticas agrícolas, intervenções da sociedade científica, recriações históricas, e sobretudo um local de conhecimento para os mais novos.

“Há aqui um olhar para o futuro mais sustentável e amigo do ambiente. Aruil é uma região agrícola há várias gerações, e simultaneamente tem uma comunidade forte associativamente” — Rui Maximiano

“O concelho de Sintra e a Freguesia de Almargem do Bispo em especial, tem na base do seu desenvolvimento económico e demográfico a utilização do solo agrícola, sendo uma referência ainda nos dias de hoje, na produção de produtos hortícolas para abastecimento da cidade de Lisboa”, disse ao Sintra Notícias e ao jornal Correio de Sintra, Rui Maximiano, presidente de União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, considerando que estes são “motivos já de si suficientes para promover uma atividade económica, que além de nos caraterizar, é também a base de uma atividade empresarial relevante, em que os produtos hortícolas são a sua base, permitindo a venda desde o produto direto ao produto transformado”.

Hélio Simões (AgroAruil) e Rui Maximiano, presidente da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar

“A Festa Saloia que celebra a sustentabilidade, um evento de enorme importância e significado para todos nós, e do qual sentimos grande orgulho” — Rui Maximiano

O evento conta com expositores de produtos agrícolas, animais, tratores e máquinas, mercado de frescos, recriações históricas e exposições etnográficas, palestras, workshops, petiscos, provas de vinho, concertos e animação cultural. A ‘identidade saloia da região’, que reúne o melhor do mundo rural.

“Há aqui um olhar para o futuro mais sustentável e amigo do ambiente. Aruil é uma região agrícola há várias gerações, e simultaneamente tem uma comunidade forte associativamente, pelo que me arrisco a dizer que um evento como a AgroAruil não se conseguiria fazer em outro local do concelho de Sintra”, sublinha Rui Maximiano.

Questionado sobre essa ‘Identidade Saloia’ tão presente mesmo nos dias que correm, o autarca dá conta da   “personalidade e modo de viver que é muito importante para todos nós, permitindo as saudáveis relações de conhecimento e amizade que nos une e nos engrandece”, destacando “uma fortíssima componente de voluntariado, em que o amor à nossa terra e às nossas origens, impera”.

Sobre os propósitos da realização da AgroAruil, “estão a tradição, a atualidade e o futuro, no modo de trabalhar a terra fértil, com as preocupações da sustentabilidade e da qualidade, em que a preservação das bases do trabalho agrícola são um cuidado para garantir o futuro das nossas necessidades de alimentação”, refere Rui Maximiano, lembrando o tema deste ano da feira agrícola da região saloia de Sintra: “A Festa Saloia que celebra a sustentabilidade, um evento de enorme importância e significado para todos nós, e do qual sentimos grande orgulho”.

Programa:

Datas e horários:
Sexta-feira e Sábado: das 08h00 às 02h00
Domingo: das 08h00 às 20h00
Local: Rua da Arroia, Aruil
Almargem do Bispo – Sintra
AQUI: https://maps.app.goo.gl/z3n1BRRTyZR8jFf9A

Artigo anteriorTécnicos Superiores da ULS Amadora/Sintra com novas ações de luta
Próximo artigoManique de Cima organiza recebe prova do Troféu “Sintra a Correr”