Início FREGUESIAS Algueirão-Mem Martins “Flash – o rafeiro” terapeuta que vende “limões solidários”

“Flash – o rafeiro” terapeuta que vende “limões solidários”

Ana Paula Passos & o seu cão, “Flash – o rafeiro”, promovem no próximo sábado, dia 29 de junho, a atividade “Cores e Formas Geométricas” para crianças dos 4 aos 6 anos

1880
"Flash - o rafeiro" e "Benny-boy" vendem limões a favor da causa animal

“A paixão pelos animais e em especial por cães”, foi a razão principal porque Ana Paula Passos resolveu um dia, adoptar o patudo “Flash – o rafeiro” e mais tarde o “Benny-boy”.

A dupla, Ana Paula Passos & o seu cão, “Flash – o rafeiro”, promovem no próximo sábado, dia 29 de junho, a atividade “Cores e Formas Geométricas” para crianças dos 4 aos 6 anos, de “estímulo cognitivo que para além de educativa, vai ser também muito divertida”, refere ao Correio de Sintra, Ana Paula Passos, Técnica de Terapias Assistidas Por Animais que conta com o apoio incondicional do seu `fiel cãopanheiro´.


A atividade vai decorrer no espaço Florescer – Centro Lúdico e de Aprendizagem, sediado na Praceta Ivens, loja 8A, em Ouressa, (Mem Martins), a partir das 10h30 e o valor da presença, é disponibilizado através de bens essenciais para cães de abrigo. Pode ser em patés, soro fisiológico, compressas, cotonetes, detergentes de limpeza, etc., bens que revertam a favor da AADA – Associação Arca do Amor, de Proteção Animal. Só terá mesmo que fazer a inscrição, através do telefone, 966789117, para garantir a vaga da sua criança.

“A paixão pelos animais e em especial por cães”, foi a razão que levou um dia Ana Paula Passos a adoptar o patudo “Flash – o rafeiro” e mais tarde o “Benny-boy”.

Os animais, em particular o “Flash” começaram a ser treinados e a participar em concursos e eventos solidários com o propósito de angariar verbas para as associações de animais. Um sucesso, que Ana Paula Passos, respondeu com uma pós-Graduação em Terapias Assistidas Por Animais, no ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

“É muito gratificante trabalhar com idosos e notar a importância e influência que os animais fazem na vida destas pessoas. Muitos com medo de cães começaram a participar nas atividades e é visível uma grande evolução em todos eles. Nota-se um brilho nos olhos, sempre que o ´Flash´ chega junto deles”, refere Ana Paula Passos. “Não há melhor retorno que os sorrisos daqueles que fazemos felizes. Sentir que contribuímos para a realização de emoções positivas de idosos institucionalizados é algo que não consigo explicar”, refere a técnica, com alguma emoção.

Depois de uma pausa as ´atividades solidárias´ foram retomadas em lares de idosos, promovendo também iniciativas com crianças. “Tem sido uma alegria enorme na companhia do meu Flash. Às vezes vendo artigos feitos por mim, outras vezes através de sorteio de rifas”, realizadas online, cabendo ao ´Flash´ a tarefa de tirar os “papelinhos com o número de rifa premiado”, explica a técnica.

Neste momento, os patudos estão nas redes sociais a promover a venda de “limões solidários” provenientes do quintal da Ana Paula Passos, tarefa que o “Flash – o rafeiro”, com a ajuda de “Benny-boy” [brincalhão e ainda em fase de aprendizagem], têm desempenhado com grande e sucesso. “É já o terceiro ano que fazemos a venda de limões a um euro o quilo, valor que reverte a favor de associações de apoio a animais”, explica Ana Paula, adiantando que este ano o valor solidário, já chegou aos 95 quilos.

´Flash´ e o ´Benny´ foram adoptados em momentos diferentes da sua vida no Canil Municipal de Sintra e agarraram com as quatro patas esta segunda oportunidade de vida. “São bons meninos”, refere com ternura Ana Paula Passos, orgulhosa pelo exemplo destes amigos leais que não falam, mas sabem expressar o seu amor com gratidão e lealdade.

Artigo anteriorQuina Barreiros e Cromos da Noite nas Festas da Vila de Pêro Pinheiro
Próximo artigoMédica e atleta Carolina Costa conquista “bronze” no Europeu de Judo