A Câmara Municipal de Sintra apresenta na Casa do Eléctrico – Vila Alda, a exposição comemorativa “Caminhos do Eléctrico – 120 anos na história de Sintra”, de 5 de julho a 11 de novembro.

Em exposição estarão peças e elementos históricos alusivos ao Eléctrico de Sintra, que testemunham a criação e a evolução deste que foi outrora o único meio de transporte a ligar a serra ao mar.

O primeiro troço da linha do Eléctrico de Sintra foi aberto ao público a 31 de março de 1904, entre Sintra (Vila Velha) e São Sebastião de Colares, e só mais tarde, em julho do ano seguinte, foi estendida até à Praia das Maçãs.

O Eléctrico de Sintra surgiu como um agente de inovação e progresso que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento económico-social da região de Colares e de todas as povoações que passou a servir.

A linha ferroviária liga a serra ao mar através do percurso de Sintra até à Praia das Maçãs ao longo de quase 11 quilómetros entre a Vila Alda, na Estefânia, e a Praia das Maçãs. Numa viagem de cerca 45 minutos, os passageiros podem usufruir de um singular passeio turístico entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico.

Saiba mais sobre o Eléctrico de Sintra AQUI.

Artigo anteriorCentros Lúdicos de Sintra com novidades em julho
Próximo artigo“Somos Todos Mundo – Desafios de uma EscolaGlobal” tema para debate