A candidata do PS à presidência da Câmara de Sintra, Ana Mendes Godinho, assumiu como prioridade a criação de seis mil novos lugares em creches no concelho, no próximo ano. A meta faz parte do seu compromisso de garantir creche universal para todas as crianças sintrenses.
Segundo Ana Mendes Godinho, o reforço da rede de creches será viabilizado através da adaptação de espaços já existentes, da construção modular de novas instalações e da implementação de medidas para desburocratizar o processo.
“Já provámos ser possível”, afirmou a candidata, recordando o seu papel enquanto Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na implementação do programa Creche Feliz, que assegurou gratuitidade para milhares de crianças em todo o país.
Em Sintra, estima-se que existam cerca de 10 mil crianças em idade de creche. Ana Mendes Godinho tem visitado instituições em várias freguesias e destaca, como exemplo recente, a abertura da creche da CERCITOP, em Algueirão-Mem Martins, concluída em maio com o seu apoio enquanto governante e deputada. “Estou muito feliz por mais esta creche que abriu, porque nunca deixei de lutar por ela. É isto que vou fazer para garantir muitas novas creches em Sintra”, afirmou.
A candidata defende uma estratégia local centrada na infância, com medidas como:
- A criação de Núcleos Locais dedicados às crianças em todas as autarquias;
- Salas de estudo comunitárias para apoiar famílias trabalhadoras;
- Promoção da cultura e do desporto nas escolas;
- Reforço do sistema de proteção e promoção de crianças e jovens em risco.
A nível nacional, Ana Mendes Godinho considera também essencial o alargamento do abono de família às famílias da classe média, como forma de apoiar o desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida.









