Foto | arquivo

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, procederam à detenção de um homem de 39 anos, no dia 24 de julho, por ser suspeito da prática do crime de ofensas à integridade física.

As autoridades observaram uma viatura imobilizada a obstruir a via de rodagem, causando congestionamento. “Após sinais sonoros para que a via fosse desobstruída, o suspeito não reagiu, mantendo-se numa chamada telefónica” e na sequência de uma abordagem a pé, “o suspeito iniciou marcha repentina e, desobedecendo à ordem de paragem, iniciou fuga em alta velocidade pela via pública, colocando em risco a sua segurança e a de terceiros”, adiantam as autoridades em comunicado.

Mais tarde, durante uma regularização de trânsito num acidente rodoviário, “os polícias voltaram a identificar a mesma viatura e condutor, que novamente desobedeceu a ordens de paragem, continuando a marcha em direção aos polícias”, pode ler-se.

Após tentativa de fiscalização rodoviária e o suspeito não ter acatado a ordem de paragem, “um dos polícias fez recurso passivo da arma de serviço, provocando a imobilização temporária da viatura”, e uma vez mais o suspeito não acatou as ordem das autoridades, “mantendo uma postura de resistência ativa, ligou a viatura novamente e encetou fuga, causando ferimentos aos dois policias”.

Mais tarde o suspeito apresentou-se voluntariamente na Esquadra de Agualva-Cacém para apresentar uma “denúncia contra a atuação policial, tendo sido nesse momento detido”.

Devido aos ferimentos sofridos, “ambos os polícias foram assistidos no Hospital”.

O processo encontra-se em curso e em investigação pelas autoridades competentes.