A um mês das eleições autárquicas, marcadas para o dia 12 de outubro, o jornal Correio de Sintra o lança um desafio aos candidatos à presidência da Câmara Municipal: em poucas palavras, quem são, o que os move e por que merecem a confiança dos sintrenses.
Um autorretrato na primeira pessoa, no momento em que se decide o futuro do concelho: Quem sou eu?
Tânia Russo
Bloco de Esquerda (BE)
“Candidato-me num concelho que conheço bem. Vivo em Massamá há 30 anos, sou pediatra no Hospital Amadora-Sintra e deputada municipal.
Todos os dias sou confrontada com os problemas de quem aqui vive e trabalha: habitação sem condições ou a preços inacessíveis; transportes sobrelotados, atrasados ou que não chegam onde é preciso; famílias sem vaga em creches ou respostas para crianças com necessidades especiais; falta de lares comportáveis, de apoio domiciliário e de programas que promovam o envelhecimento ativo e autónomo.
Sintra tem um património natural, histórico e cultural valioso, que deve ser preservado e vivido, como lazer, mas também como motor da economia local e do emprego.
Candidato-me por um concelho que ponha a qualidade de vida na primeira linha: sem lixo acumulado, com espaço público mais verde, seguro e inclusivo, que valorize a cultura local, a diversidade e a riqueza das comunidades. Lutarei por um município que garanta habitação acessível, transportes públicos eficientes e sustentáveis, respostas sociais para todas as idades e medidas de combate às alterações climáticas que protejam o nosso território.
Apresento esta candidatura com esperança, vontade de transformar e de concretizar propostas. O nosso compromisso é claro: Sintra mais solidária e sustentável”.









