Patrícia Vaz, coordenadora da Clinica e o gestor Diogo Nobre

A Vaz Nobre Clínica inaugurou este mês uma nova unidade em Belas, no concelho de Sintra, reforçando a aposta na área da pediatria e no acompanhamento do desenvolvimento infantil. O espaço foi concebido para oferecer um ambiente seguro e acolhedor às crianças e às suas famílias, juntando-se assim à primeira clínica do grupo, localizada na Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas.

A nova unidade conta com 12 gabinetes, três ginásios de terapia ocupacional equipados para integração sensorial e um gabinete de audiologia, preparado com tecnologia avançada para a realização de exames auditivos, incluindo a avaliação do processamento auditivo central.

“Queremos potenciar o desenvolvimento saudável de crianças e jovens através de terapias e especialidades médicas pediátricas, sempre com apoio multidisciplinar e próximo das famílias”, sublinha Diogo Nobre, gestor da Vaz Nobre Clínica, ao Correio de Sintra.

Com mais de 40 profissionais, a equipa é composta por especialistas em áreas que vão desde a pediatria geral à do neurodesenvolvimento, passando por áreas como audiologia pediátrica, terapia da fala, terapia ocupacional, psicologia, pedopsiquiatria, otorrinolaringologia, psicomotricidade, e medicina geral e familiar.

“Queremos potenciar o desenvolvimento saudável de crianças e jovens através de terapias e especialidades médicas pediátricas, sempre com apoio multidisciplinar e próximo das famílias” — Diogo Nobre

Entre o trabalho que é desenvolvido nas escolas, àquele que é feito na primeira clínica, são já cerca de 700 crianças por semana que são acompanhadas pelos especialistas da Vaz Nobre, número que poderá duplicar com a entrada em funcionamento da nova unidade de Belas.

“A maioria dos profissionais está aqui a tempo inteiro o que significa que conseguimos ter uma enorme capacidade de resposta imediata aos casos que nos chegam”, destaca Diogo Nobre, acrescentando que as “escolas são um desafio enorme, porque não têm espaço nem estão adaptadas às necessidades terapêuticas de crianças com necessidades especiais”, destacando “a importância da comunicação com a família, com a escola e com os profissionais de saúde, no caso das crianças que não são acompanhadas pela nossa clínica”.

O espaço inclui ainda uma área de coworking, pensada para dar resposta às necessidades dos acompanhantes enquanto as crianças realizam consultas, exames ou sessões de terapia.

Localizada na Praça 5 de Outubro, em Belas, a Vaz Nobre Clínica será oficialmente inaugurada a 20 de setembro.