Jorge José, de 63 anos, aposentado da Administração Pública, é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Junta de Freguesia de Belas nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
Atualmente vogal da União de Freguesias de Queluz e Belas, o candidato encara esta candidatura como “o início de novos tempos”, marcados pelo regresso da freguesia de Belas.
Segundo Jorge José, a prioridade do BE é garantir que “os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, dos fregueses e das freguesias sejam respeitados durante a instalação da nova freguesia”. O candidato destaca ainda a importância de valorizar os direitos humanos, propondo que a Junta assinale datas simbólicas como o 25 de Abril, o Dia Internacional contra a Violência sobre as Mulheres e as celebrações das comunidades LGBTQIA+.
A dinamização cultural e desportiva é outro dos eixos do seu programa. O candidato defende o incentivo à participação de associações locais e à utilização do espaço multiusos da vila para atividades abertas à comunidade. Também a preservação do património natural e histórico surge como prioridade: “Sessenta por cento do território de Belas é ocupado pela Serra da Carregueira e pelo Monte Suimo, e é aqui que nasce o Rio Jamor. Para uma melhor defesa deste território, consideramos que a GNR deve ter um papel central”, sublinha.
Entre as medidas mais urgentes, Jorge José destaca o reforço da limpeza urbana e da recolha de resíduos, bem como a melhoria da oferta de transportes públicos. “Acredito que podemos ter uma Belas limpa e amiga da mobilidade”, afirma.
No campo da saúde, o candidato defende o reforço dos recursos humanos na USF de Belas, nomeadamente a contratação de mais médicos e enfermeiros. “A saúde não pode ficar sem meios para responder dignamente aos nossos habitantes”, refere.
Jorge José propõe ainda o aprofundamento da proximidade entre a Junta e os fregueses, com o objetivo de melhorar os serviços e fortalecer a democracia local. O programa prevê também uma colaboração ativa com comerciantes e associações, incentivando o dinamismo económico e social da freguesia.
Para promover a participação cívica, o BE propõe a criação de dois espaços de debate: o Fórum da Juventude de Belas, para ouvir as ambições dos mais jovens, e o Fórum das Coletividades, dedicado às associações locais.
“O nosso objetivo é construir uma Belas mais solidária e sustentável, com a força do Bloco de Esquerda”, conclui Jorge José.
Candidatos à Junta de Freguesia de Belas:
- Joaquim Casimiro, candidato PS/LIVRE
- António Campos, candidato PSD/IL/PAN
- Carlos Fernandes, candidato CHEGA
- Filipe Borregana, candidato CDU
- Pedro Conceição, CDS-PP/PPM/ADN
- José Jorge, candidato do BE
- Tiago Meireles, candidato ND









